Os nossos clientes

Qualquer que seja a sua forma física, o seu tamanho, a sua idade ou profissão, queremos levá-lo a sentir-se fisicamente equilibrado e mentalmente forte.
Pilates Helena Mendonça em Braga

Um método para todos os estilos de vida

A clientela do estúdio foi sempre crescente, com um número grande de praticantes fixos satisfeitos, que estão connosco há anos.

Outros recorrem a nós para resolver problemas pontuais de movimento ou melhorar desempenhos desportivos, como alguns surfistas, tenistas e basquetebolistas, também músicos, que precisam de ajuda na sua postura em palco ou com as dores crónicas e muito específicas acentuadas pela sua profissão.

Obviamente passaram por aqui muitas jovens estudantes de dança e bailarinas que melhoraram muito a sua técnica de dança e logicamente mantêm depois o Pilates como o seu método de fitness.

Sentimos-nos orgulhosos de poder afirmar que ajudamos cada vez mais pessoas com diversas patologias de coluna a encontrar um nível grande de bem-estar e a superar as suas dificuldades quotidianas, fazendo-as construir massa muscular nas zonas mais fragilizadas onde é preciso, protegendo ao mesmo tempo as suas colunas e proporcionando alívio nas áreas lesionadas.

Muitas vezes trata-se de descobrir o processo que levou à lesão, que pode ser postural ou de movimento, mas o objectivo principal é ajudar o aluno a obter as ferramentas necessárias para aliviar aquilo que o faz sofrer.

O que é sempre um processo construído entre todos, consultando-se todos os especialistas necessários para a obtenção de êxito nos objectivos. Aqueles que já tem um corpo em forma descobrem uma forma diferente de tonificar os seus corpos.

Pretende-se que o aluno aprenda como funciona o corpo e como pode controlá-lo para que o possa corrigir no dia a dia. Queremos tornar os alunos autónomos e conscientes.
Aprendi a conhecer o meu corpo e a tratá-lo melhor. 
Vim para o Estúdio  quando quis engravidar. Pela primeira vez tinha encontrado uma ideia de manutenção física que parecia interessante, inteligente e compatível comigo.
E não me desiludi. Os meus filhos têm hoje 11 e 8 anos e eu cá continuo, todas as semanas. Já lá vão 14 anos? Já nem sei.
O Pilates, tal como o ensina a Helena, é o maior contributo para o meu bom estado físico, energia vital e mental.  Aprendi a conhecer o meu corpo e a tratá-lo melhor. 
É uma experiência continuamente inovadora e requalificadora, nunca se repetindo e evoluindo infinitamente. E fiz uma boa amiga, e isso é muito importante.
Helena Veloso, Livreira
Obrigada Helena, és a MINHA professora preferida.
Somos seres únicos e especiais. Cada um de nós com anseios e  dificuldades que nos fazem recuar na nossa estrada da vida.
A minha zona de conforto impedia-me de entrar em novos mundos e o receio da dor limitava as minhas escolhas. Perdia-me num universo de incertezas e o não avançar era uma constante.
Após uma perda física e emocional muito importante, em que além de ter ficado viúva perdi quase 20 quilos de peso num curto espaço de tempo, o que me levou a perder  gordura e massa muscular, fez-me adquirir uma patologia bastante dolorosa a nível da coluna, uma artrose na L5 S1.
Cansada do medo, resolvi embarcar numa aventura e conhecer Pilates. Um mundo novo, sem medicação, sem dores, sem medos e principalmente com a percepção real dos nossos limites que até são bem maiores do que eu imaginava.
O que eu não sabia é que ia conhecer uma pessoa tão maravilhosa como a Helena Mendonça, alguém que tem a capacidade de saber avaliar de uma forma quase mágica o meu real estado, tanto físico como espírito e nem precisa quase de falar, basta um simples olhar.
E consegue “encaixar” tudo que está fora do sítio, para que no final de cada aula eu me sinta novamente a Marlene que eu adoro. Obrigada Helena,  és a MINHA professora preferida.
Marlene Duarte, Podologista
Uma experiência mais do que positiva graças à Helena e à sua abordagem!
O Pilates revolucionou o meu corpo. Não há nada que não fosse possível corrigir ou melhorar com um trabalho especializado e consciente, pode fazer progressos inimagináveis. A consciência corporal é uma forma de maturidade, é indispensável para o desenvolvimento pessoal. Para mim, enquanto bailarina, o Pilates tornou-se a maior valia para a minha técnica e bem estar.
Maria Vorontsova, Bailarina
Dou por mim ansiosa pelas próximas aulas. 
Fui operada duas vezes à coluna, das duas vezes fui aconselhada pelo neurocirurgião a fazer Pilates. Comecei a praticar Pilates no estúdio da Helena, 7 meses depois da segunda operação quando as dores regressaram.
Logo desde início as dores atenuaram e agora praticamente desapareceram, sinto-me mais forte e com mais flexibilidade. Dou por mim ansiosa pelas próximas aulas, que são sempre divertidas e motivadoras, uma boa forma de carregar “pilhas” para o resto da semana.
Ana Palha, Administrativa
Nunca tinha tido esta consciência.
O que me traz? Antes de mais uma aprendizagem sobre o corpo, consciência das partes, articulação entre elas, uma consciência mais integral e ao mesmo tempo particularizada. Atenção ao funcionamento do corpo. Nunca tinha tido esta consciência.
Isto traduz-se numa diminuição da rigidez, num aumento da flexibilidade no aumento da capacidade de relaxar, de ir fazendo as coisas sem se sentir que se está a forçar e sentir verdadeiramente uma progressão a nível físico. E também uma maior aceitação de si próprio, como dizem os franceses num ”être bien dans as peau”. Comigo vai muito devagar, mas funciona.
As aulas no estúdio são um espaço de relaxamento, de encontro e de recarregar baterias. A procura de imagens para explicar cada exercício, que vão mudando até a gente entender na prática o que é preciso fazer, são muito eficazes.
O ouvir que “está muito bem” ou “não é bem assim que se faz”, também vai ajudando a perceber o que se está a fazer e como. Dá segurança e ajuda a concentrar. E não há a pressão do julgamento negativo ou da impaciência da professora pela lentidão da aprendizagem. Para mim, estas aulas são um misto de lazer, terapia e ginástica.
Eduarda Keating, Professora Universitária
Antes de fazer Pilates tinha constantemente dores. 
Para mim o Pilates é a ausência de dor. Porquê? Porque antes de fazer Pilates tinha constantemente dores nas articulações femorais, que me impedia de caminhar, subir escadas, etc.
A partir do momento que iniciei o Pilates tudo em mim se transformou! Tenho mais resistência, quando me esforço e estou melhorando a minha postura. Tudo isto graças a si, Helena. O meu muito obrigada.
Manuela Vilela, Professora reformada 
Tem-me dado um bem estar importante. 
O pilates faz-me conhecer melhor o corpo que não vejo mas sinto. Tem-me dado um bem estar importante quando estou a compor, a ensaiar ou em palco. Recomendo.
António Rafael, Músico
Muito contribui para o meu estado físico e mental.
A minha experiência no Pilates resume-se a: desenvolvimento do corpo a todos os níveis; melhoria do estado físico; postura da coluna, tendo já crescido 5 cm, desde que comecei; melhor locomoção dos membros inferiores e superiores. 
Tudo isto se deve a uma boa orientadora e às máquinas que usa na execução do seu trabalho.
Estou muito entusiasmado e dou por bem aproveitado o ingresso nesta forma de exercício, que muito contribui para o meu estado físico e mental. De assinalar o bom ambiente que existe entre todos os praticantes do estúdio.
António Martins, Reformado
Os resultados ultrapassaram as minhas expectativas.
Comecei as aulas de Pilates com o objectivo de aliviar as dores de costas que sentia, sempre que estava cansada ou que trabalhava muito tempo sentada ao computador.
A professora identificou rapidamente uma postura incorreta relacionada com carências musculares e estabeleceu um programa individualizado, cujos resultados ultrapassaram as minhas expectativas.
As dores não só desapareceram, mas também fiquei com um corpo mais equilibrado e melhor proporcionado, graças a explicações simples relativas à anatomia, exercícios apropriados e indicações a seguir no dia a dia.
As aulas de Pilates ajudaram-me a tomar consciência do meu corpo e da estreita relação entre o bem estar físico e psíquico. O facto de ter um papel activo e reflexivo, por via de uma acompanhamento atento, que promove a autonomia e auto-confiança, trouxeram-me equilíbrio, força e segurança.
Marie Silva, Professora Universitária

©Estúdio Pilates Helena Mendonça – Todos os direitos reservados
Website desenvolvido por www.upsidebrands.pt