Juliu Horvath

"Quero música no meu corpo. Quero poesia no meu corpo."

Atleta, inventor, artista e intuitivo professor.

No Gyrotonic, os movimentos são realizados em máquinas desenhadas e construídas pelo mesmo Juliu Horvath à volta do corpo humano e do seu movimento para potenciar a coordenação, a flexibilidade e a resistência. As manivelas e os sistemas de molas e cordas dão uma resistência muito semelhante à da água, mas com um perfeito control do que se está a fazer, pelas trações em oposição/ integração de todo o corpo.
Depois de uma aula é habitual experimentar-se um misto entre leveza e consciência inusual, como se sentíssemos o corpo a experimentar movimentos que nos são muito familiares, de uma outra perspetiva ou que nos preparam para sairmos da aula como uma nova capacidade física.

A infância

Juliu Horvath nasceu em 1942 em Temesvar, Romênia.
O amor de Juliu pelo movimento era evidente desde que ele era criança. Durante a sua juventude destacou-se na natação, ginástica e remo. Ele começou a estudar dança aos 19 anos e aos 21 e era o principal dançarino da Companhia Nacional de Balé da Roménia.
Durante uma tournée em Itália em 1970, ele desertou da Roménia. Posteriormente, ele viveu num campo de refugiados na Itália durante seis meses e após receber asilo político nos Estados Unidos, mudou-se para a cidade de Nova Iorque.
Juliu Horvarth - Gyrotonic no Estúdio Pilates Helena Mendonça

O início

Depois de chegar a Nova Iorque, Juliu fez o que precisava para sobreviver, desde pintar casas até dançar em carros no Central Park. Durante este tempo, ele também começou a fazer audições para posições de dança e apresentou-se em espectáculos de balés cívicos. Durante a década de 1970, Juliu dançou com a Ópera de Nova Iorque e foi um artista convidado no Radio City Music Hall, onde atuou como intérprete.
Ele também dançou para uma companhia de turismo especial com estrelas internacionais como Margot Fonteyn, Jacques d ‘Amboise e Melissa Hayden. Naturalmente veio garantir a posição de dançarino principal do Houston Ballet.
JULIU-HORVATH_Estúdio

O estúdio

Enquanto estava no Houston Ballet, Juliu rompeu o tendão de Aquiles, interrompendo repentinamente sua carreira de bailarino. Após esta lesão, Juliu voltou para a cidade de Nova York por um curto período, onde iniciou uma prática regular de ioga.
À medida que se aprofundava em seus movimentos e práticas de meditação, ele começou a ter experiências energéticas profundas. Em um esforço para aprender mais sobre essas experiências, ele se mudou para a ilha de St. Thomas nas Ilhas Virgens em 1977. Lá ele construiu uma pequena cabana de um cômodo nas montanhas e passou os seis anos seguintes estudando ioga e meditação. Durante esse tempo, ele ganhou novos insights sobre movimento e cura e, a partir desses insights, começou a criar seu próprio método de exercício exclusivo.
Juliu voltou para a cidade de Nova York após sua estada em St. Thomas, e no início dos anos 1980 ele começou a ensinar um novo sistema de movimento baseado no que ele havia aprendido em St. Thomas. Ele chamou esse sistema de “Yoga para Dançarinos”.

©Estúdio Pilates Helena Mendonça – Todos os direitos reservados
Website desenvolvido por www.upsidebrands.pt